Quem somos

Da inciativa de alguns entusiastas com as ideias progressistas, nasceu um organização da sociedade civil brasileira, com o intuito de lutar politicamente por pautas humanistas progressistas.

Acreditamos que um futuro melhor é possível. Os partidos social-democratas, progressistas e socialistas já conseguiram muito em sua luta pelo progresso social e pela democracia. Queremos continuar juntos nessa estrada.

Ao mesmo tempo, estamos determinados a defender energicamente esse progresso contra oponentes autoritários e reacionários que questionam agressivamente nossos valores comuns. Juntos, nos uniremos às nossas forças nacionais e globais para criar um futuro que seja definido pela solidariedade, justiça e liberdade.

Como uma poderosa aliança de amigos, instituições e parceiros de todos os cantos do Brasil e do mundo, estamos comprometidos em atingir esse objetivo. Nossa ideia de uma sociedade livre, aberta, inclusiva e conjunta é uma ideia poderosa.

Faça parte você também desta poderosa união, seja associado, participe das decisões e do diretório de sua região.

Somos um amontoado de gente com o coração limpo, 

que ainda acredita nas pessoas, e que sabe da força 

das manifestações populares no rumo que o país 

deve tomar!

Nossa Missão

Queremos fazer do século XXI um século de progresso democrático, social e sustentável. Para alcançar este objetivo, temos que entender as necessidades de nossos semelhantes e elaborar abordagens políticas modernas e consistentes para satisfazer essas necessidades.

Para criar empregos decentes e combater o desemprego, garantir igualdade entre gêneros e combater as desigualdades nas sociedades, lutar pelos direitos LGBTQIA+ e contra a intolerância e o racismo, conter mercados financeiros indisciplinados com regulamentações claras e combater fraudes fiscais, conter as mudanças climáticas com a urgência necessária e promover desenvolvimento econômico, social e ecológico sustentável, garantir a paz e os direitos humanos como bens públicos globais, defender o desarmamento e deter a proliferação de armas de destruição em massa e erradicar a fome e a pobreza de uma vez por todas.

Desafios como esses só podem ser enfrentados trabalhando juntos e não uns contra os outros, por meio de uma forte coordenação nacional e global e uma coalizão de progressistas.

 

Nossos Valores

Os valores de democracia, justiça, solidariedade, distribuição de renda, universalização do ensino, desarmamento e igualdade regional, que defendemos são os princípios operacionais básicos dentro da Aliança Progressista.

A Aliança Progressista tem uma estrutura organizacional enxuta e favorece um alto nível de transparência e participação.

Nossa Agenda

A Aliança Progressista é uma associação de cidadãos e organizações progressistas, socialdemocratas, socialistas e trabalhistas, organizações políticas e ONGs. Procuramos estabelecer cooperação com outras organizações progressistas, sindicatos, fundações e organizações não-governamentais (ONGs). Paralela e complementar a outras associações que operam em nível local, nacional e internacional, a Aliança Progressista se baseia em redes e fóruns regionais e transnacionais.

A Aliança Progressista fornece uma plataforma para formular respostas coletivas e coordenadas progressistas para desafios políticos em todo o mundo, para trocar informações e experiências em campanhas eleitorais e iniciativas e ideias políticas, para fortalecer as organizações partidárias, apoiar campanhas internacionais, melhorar redes regionais e para a solidariedade. atividades.

  • A Aliança Progressista usa uma grande variedade de formatos - entre outras; convenções, conferências, seminários, fóruns, workshops, reuniões e missões. Essas reuniões reúnem políticos e agentes sociais progressistas de todo o Brasil para discutir desafios políticos compartilhados e promover a cooperação nacional.

  • Para focar o trabalho programático, a Aliança Progressista realiza suas atividades sob a égide de uma campanha de mútuo acordo. As campanhas podem ser organizadas em conjunto com outras forças sociais progressistas, sindicatos, fundações, entidades e ONGs.

  • Ainda que suprapartidária, a Aliança Progressista também se concentra em aumentar a capacidade de campanhas e a integridade organizacional dos partidos políticos alinhados as ideias progressistas. As oficinas de Campanhas Progressistas e outros fóruns oferecem aos partidos políticos progressistas oportunidades para discutir desafios eleitorais compartilhados e campanhas bem-sucedidas.

  • A promoção da solidariedade nacional, internacional transfronteiriça é uma parte crucial da identidade política do movimento progressista. É, portanto, uma preocupação central de todos os membros da Aliança Progressista vir em auxílio de todos os nossos camaradas em todo o mundo que estão sofrendo de opressão política e perseguição ou cuja posição pelos nossos valores requer o apoio da comunidade progressista.

Nós precisamos da sua ajuda!